quarta-feira, 27 de maio de 2015

Altura de pais e filhos. Você sabia?

Você sabia que Francis Galton ( 1822 – 1911), usou a regressão e correlação para estudar a variação genética em humanos.
Galton verificou a tendência de pais altos terem filhos altos e pais baixos ter filhos baixos. A altura média dos filhos de pais de uma dada altura tendia a se deslocar ou “regredir” até a altura média da população como um todo.

Galton que era primo de primeiro grau de Charles Darvin e amigo de Gregor J. Mendel. Ele solicitou a esse último, que semeasse grãos de ervilhas graúdos e pequenos que ele queria ver o resultado. Quando Mendel lhe entregou o resultado da experiência, o fato lhe deixou muito curioso, visto que nem sempre um grão de ervilha graúdo resultava num pé de ervilha graúdo e visse versa. Ele então partiu para uma experiência com humanos, e fez uma pesquisa com 928 famílias para levantar a altura dos pais e dos filhos. Ao final do estudo, ele e seu amigo Karl Pearson concluíram que a altura média dos filhos de um grupo de pais altos era inferior a altura dos seus pais e que a altura média dos filhos de um grupo de pais baixos era superior à altura de seus pais. Assim, tanto os filhos altos como baixos “regrediram”, em direção à altura, média de todos os homens. Daí, segundo Galton, tratava-se de uma “regressão à mediocridade”. O termo regressão foi introduzido por Francis Galton (1886). Curiosamente ele acabou descobrindo também por meio também desse estudo a existência de uma relação de 1,08, entre a altura do homem e da mulher, ou seja, o homem é mais alto do que a mulher nessa relação. É creditada também a Francis Galton a descoberta do Teorema do Limite Central. Regression Towards Mediocrity in Hereditary Stature Francis Galton (1886).

Nenhum comentário:

Postar um comentário